Conteúdo útil para o Google

O que você deve saber sobre conteúdo útil para o Google, ou melhor, o que você deve saber sobre conteúdo útil.

Há dois dias (18 de agosto) os responsáveis pelo Google Search informaram que estão “sempre trabalhando para conectar melhor as pessoas a informações úteis“.

Para isso, lançaram o que chamam de “atualização de conteúdo útil” que faz parte de um esforço mais amplo para garantir que as pessoas vejam conteúdo mais original e útil, escrito por pessoas, para pessoas, nos resultados de pesquisa.

O que o Google orienta que você faça, com relação ao conteúdo do seu website:

Concentre-se no conteúdo que prioriza as pessoas

O Google – para efeito de ranqueamento nos resultados de pesquisas -, irá recompensar melhor o conteúdo no qual os visitantes possam ter uma experiência satisfatória, enquanto que, o conteúdo que – sob o valor das análises de inteligência artificial (AI – Artificial Intelligence) -, não atender às expectativas do visitante será prejudicado.

Ou seja, se o site do seu negócio não prioriza conteúdo de qualidade, vai para a segunda página do Google, e como costumamos dizer em nosso meio, quem não está na primeira página do Google não está na internet.

Como você pode garantir que está criando conteúdo útil que será bem sucedido com a nova atualização do Google Search?

Seguindo os conselhos e diretrizes que há muito tempo o Google vem disponibilizando, o qual podemos resumir em: criar conteúdo para pessoas, não para mecanismos de pesquisa.

Os criadores de conteúdo que priorizam as pessoas se concentram primeiro na criação de conteúdo satisfatório, ao mesmo tempo em que utilizam as melhores práticas de SEO para agregar valor adicional aos pesquisadores.

De acordo com o Google, se você responder sim às perguntas abaixo, significa que o seu blog ou site da sua empresa provavelmente está no caminho certo, com uma abordagem que prioriza as pessoas:

  • Você tem um público alvo que ao visitar o seu site encontra um conteúdo útil, ou seja, ao ler o conteúdo disponibilizado no seu site, elas conseguem resolver o problema ou encontrar a solução para o que buscaram?
  • O conteúdo útil do seu blog ou do seu site demonstra claramente que você ou sua empresa tem experiência e um profundo conhecimento e provas, de que suas estratégias ou produto são uma solução viável?
  • Seu site tem um propósito ou foco principal, ou são apenas informações superficiais?
  • Depois de ler seu conteúdo, alguém sairá sentindo que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudá-lo a atingir seu objetivo?
  • Alguém lendo seu conteúdo vai ficar com a sensação de ter tido uma experiência satisfatória?

Como funcionará o Google Search com a nova atualização

A nova atualização será implementada na próxima semana (22 de agosto).

Esta atualização do Google Search introduzirá uma nova referência para os sites indexados, que agora também serão avaliados, entre muitas outras referências, com relação ao conteúdo que oferecem.

O Sistema de Busca do Google irá identificar automaticamente o conteúdo que parece ter pouco valor, baixo valor agregado ou que não é particularmente útil para quem faz pesquisas.

Qualquer conteúdo — não apenas conteúdo inútil — em determinados sites, com quantidades relativamente altas de conteúdo inútil, tem menos probabilidade de ter um bom desempenho na Pesquisa.

Por esse motivo, remover conteúdo inútil pode ajudar na classificação, ou seja, menos é mais, se o mais for relevante.

De acordo com o Google esse processo de classificação de sites para efeito de ranqueamento será totalmente automatizado, usando um machine-learning model (modelo de algoritmo que reconhece determinados tipos de padrões).

Não é uma ação manual nem uma ação de spam. Em vez disso, é apenas uma nova referência de análise e uma das muitas que o Google avalia para classificar os sites.

Isso significa que alguns conteúdos que priorizam as pessoas em sites classificados como tendo conteúdo inútil ainda podem ter uma boa classificação, se houver outras referências identificando esse conteúdo como útil e relevante para uma consulta.

A referência também é ponderada; sites com muito conteúdo inútil podem vir a ser mais prejudicados no ranqueamento. De qualquer forma, para obter um melhor sucesso, o Google recomenda que você deve remover o conteúdo inútil e também seguir todas as diretrizes deles.

Esta atualização afetará primeiramente as pesquisas em inglês e eles planejam expandir para as pesquisas em outros idiomas no futuro.

Nos próximos meses, o Google também continuará a refinar o modelo referencial avaliando como o algoritmo detecta conteúdo inútil e promete se esforçar para recompensar melhor o conteúdo que prioriza as pessoas.

Então não perca tempo e se precisar de ajuda conte conosco.

Uma das ações iniciais que você pode contratar gratuitamente é a nossa Auditoria Sintética para SEO.

O relatório irá apontar os primeiros passos que você deve seguir para que o seu blog ou o site da sua empresa apareça bem posicionado na primeira página do Google.

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